facetas em porcelana

Com o uso das facetas em porcelana, conhecidas também como facetas de porcelana ou lentes de contato dental torna-se  possível recuperar dentes escurecidos por tratamentos de canais e restaurações antigas, que estão quebradas e amareladas sem ter que colocar uma coroa.

Esta correção sem a necessidade de se colocar uma coroa é feita com a técnica chamada faceta de porcelana, que é uma técnica também é indicada para a correção de dentes mal posicionados onde o paciente não quer colocar aparelho ortodôntico.

As facetas de porcelana são como uma espécie de capa, que são fixadas na parte frontal do dente, onde mudam sua forma e deixam os dentes da mesma cor e tamanho dos dentes naturais.

Como é feito o tratamento com facetas de porcelana?

O procedimento é muito simples e dividido em duas partes:

- Primeira sessão do tratamento com facetas de porcelana: é necessário desgastar a frente do dente e

- Segunda sessão do tratamento com facetas de porcelana: A faceta de porcelana é cimentada.

No tratamento com as facetas em porcelana (facetas de porcelana) o dente terá um desgaste mínimo (cerca de 0,5 mm a 1,0 mm) e normalmente não é necessário o uso de anestésico e quando houver um caso de dentes muito escuros, o dentista ainda recomenda que seja feito um clareamento dos dentes restantes antes de implantar a faceta de porcelana, para que o resultado estético fique perfeito.

Quais são os resultados do uso da técnica de facetas em porcelana?

“Analiso a melhor solução para cada paciente, por isso os resultados são tão naturais”, responde o doutor. Quanto à durabilidade, doutor Nelson explica: “A faceta tem uma adesão química ao dente, ou seja, se torna uma coisa só. Portanto os casos de descolamento são raros.” Como a prótese é mais resistente, ela não sofre o desgaste natural que o dente apresenta com a mastigação.

As vantagens do uso das facetas de porcelana:

- Correção da cor e posição dos dentes;
- Desgaste mínimo;
- Indicado para dentes escurecidos, quebrados ou grandes restaurações.

Contra indicação do uso das facetas de porcelana: pessoas que tenham bruxismo ou outros hábitos, como roer canetas. Por causa disso, a faceta de porcelana pode rachar, já que não oferece resistência mecânica.

Para o caso de pessoas com bruxismo ou hábitos de roer canetas o Dr. Nelson indica coroas metal-free em um material chamado Procera.